Submissão de Resumos

Formulário de trabalho

 

Trabalhos Premiados

Trabalhos Aprovados - Simples

Trabalhos Aprovados - Expandidos

Os autores de trabalhos premiados não farão apresentação de e-pôster. Esses autores receberão seus certificados durante o evento na sessão de Premiação.

 

CLIQUE AQUI  para enviar seu pöster.

 

Datas importantes:

  • Submissão(ões) de resumo(s): de 24 de agosto a 30 de setembro de 2023. 
    Obs: para submissão de resumo, o pagamento da inscrição já deve ter sido compensado pela FADESP, uma vez que é necessário o processamento bancário do pagamento.
  • Data final para divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação no IX COESA: 06 de outubro de 2023.

Normas para o envio de resumos de trabalho:

  • Para enviar o resumo, o congressista que já estiver com sua inscrição confirmada deverá entrar na página do IX COESA, fazer login e cadastrar seu trabalho.
  • As submissões dos resumos serão realizadas exclusivamente online no sítio https://www.coesa2023.com.br.
  • Os trabalhos serão classificados em 04 (quatro) categorias e por áreas temáticas:
  • Categorias:
    • Ensino
    • Extensão
    • Pesquisa
    • Relato de experiência
      Obs: Em caso de trabalhos que utilizem coleta de dados de seres humanos e e
    • xperimentação animal, independentemente da categoria, inserir, no item MÉTODOS ou DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA, o número de aprovação do COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA.
  • Áreas temáticas:
    • Aplicações clínicas
    • Biomateriais
    • Biossegurança
    • Ciências básicas
    • Educação em saúde
    • Ensino
    • Epidemiologia
    • Gestão
    • aúde pública
    • Segurança do paciente e bioética
  • Os textos dos trabalhos acadêmicos científicos (ensino, pesquisa e extensão) deverão ser escritos em língua portuguesa e devem estar de acordo com uma das seguintes categorias:
  • O resumo simples de trabalhos acadêmicos científicos: deverá ser informativo, estruturado (introdução; objetivos; métodos; resultados e discussão; conclusão ou considerações finais). Mínima de 330 e máximo de 530 palavras.
  • O resumo expandido de trabalhos acadêmicos científicos: deverá ser informativo, estruturado (introdução; objetivos; métodos; resultados e discussão; conclusão ou considerações finais com no máximo cinco (5) referências bibliográficas). Mínimo de 1030 e máximo de 1330 palavras e apresentar.
  • O relato de experiência deverá ser no formato de resumo expandido: informativo, estruturado (introdução; objetivos; descrição da experiência contendo: contexto, sujeitos envolvidos e principais etapas; resultados; conclusão ou considerações finais e no máximo cinco (5) referências bibliográficas). Mínimo de 1030 e máximo de 1330 palavras.
  • Na plataforma de envio, os resumos devem ser submetidos de acordo com as regras abaixo:
  • Qualquer um dos autores inscritos, que tenha sua inscrição confirmada e esteja credenciado no evento pode apresentar o trabalho em forma de e-pôster.
  • Cada trabalho deverá ter no máximo 6 (seis) autores. No caso de autores discentes é obrigatória a participação de um orientador.
  • É permitida a submissão de até dois trabalhos por autor principal inscrito no congresso.
  • Cada pessoa inscrita poderá ser o autor principal de no máximo 2 (dois) trabalhos, mas o número de trabalhos dos quais pode ser co-autor é ilimitado.
  • Os conteúdos dos trabalhos submetidos serão de responsabilidade do(s) autor(es).
  • É de responsabilidade do(s) autor(es) do(s) trabalho(s) o correto preenchimento da plataforma de envio.
  • Atentar para preencher em cada campo do sistema apenas o que for solicitado. O não cumprimento desta regra significará a não aprovação do(s) trabalho(s).
  • O autor deverá declarar, no ato da submissão do resumo expandido, clicar na opção: concorrer à prêmio.

-Para as citações textuais, deve ser utilizado o sistema numérico de citação de autores. Para as referências bibliográficas, devem estar conforme as Normas Vancouver. Os resumos simples não devem conter citações, visto que os mesmos não terão referências bibliográficas.

  • Ao submeter o(s) resumo(s), o(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do(s) mesmo(s) nos Anais do IX COESA. Todos os resumos aprovados serão publicados nos Anais do IX COESA.
  • Os conteúdos dos resumos são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, bem como as opiniões neles expressas, que não refletem as do Instituto de Ciências da Saúde ou da Comissão Executiva do IX COESA.
  • Trabalhos que não atendam as regras de submissão não serão aceitos no evento. Uma vez o trabalho for enviado, não haverá possibilidade de reedição do trabalho.
  • Todos os certificados serão disponibilizados online no sítio do evento, por tempo limitado (até julho de 2024).
  • Avaliação dos resumos de trabalhos:
    • A avaliação dos resumos enviados será realizada por uma comissão constituída para essa finalidade. Para a avaliação serão levados em conta:
    • Estruturação e formatação do resumo
    • O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica, encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor.
      • Não serão divulgadas as notas, assim como todo o conteúdo resultante do processo avaliativo dos trabalhos, tanto em caso de aprovação como de reprovação. Será assegurado o anonimato dos autores e avaliadores dos trabalhos.
      • Obs: Em caso de trabalhos que utilizem coleta de dados de seres humanos e experimentação animal, independentemente da categoria, inserir, no item MÉTODOS ou DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA, o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.
  • O texto deverá ser digitado de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa.
  • Atentar para preencher em cada campo da plataforma de submissão de trabalhos apenas o que for solicitado.
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser preenchido(s) de forma correta nesta plataforma de envio (tanto a grafia quanto a ordem de autoria), pois será(ão) utilizado(s) para a confecção do(s) certificado(s).
  • Não serão aceitos quaisquer pedidos de correção após o término do período de submissão.
  •  É de responsabilidade dos autores dos resumos a revisão textual completa antes da submissão do trabalho.

FORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVA-DOS:

  • E-Pôster:
  • Resumos Simples:

Serão expostos na forma de pôster eletrônico (e-pôster) por meio de telas digitais disponibilizadas nas sessões montadas no evento para este fim.

  • Resumos Expandidos:
  • Serão apresentados na forma de pôster eletrônico (e-pôster) por meio de telas digitais disponibilizadas nas sessões montadas no evento para este fim.
  • As apresentações serão avaliadas durante as sessões (vide programação).
  • A avaliação dos e-pôsteres será realizada nas sessões de e-pôsteres devendo o autor responsável pela apresentação permanecer ao lado do monitor que armazenará seu trabalho.

 

 

NORMAS DE FORMATAÇÃO DE E-PÔSTER:

  • O e-pôster será na forma de slide único, conforme modelo (Baixe o modelo aqui).
  • O autor deve baixar o modelo e utilizar o Microsoft PowerPoint para Windows para fazer a edição.
  • A fonte Calibri e o tamanho pode ser ajustado, devendo ficar com no mínimo 48 para as seções principais. Cabeçalhos e rodapés de figuras, bem como as referências podem ficar em um tamanho menor, como mostra o modelo. As dimensões do modelo não devem ser alteradas. 
  • Quando finalizada a edição, salvar da seguinte maneira:
    • clicar em “Arquivo”
    • escolher “Salvar como”
    • em “Nome do arquivo”, digitar o código do trabalho (EX: PES999)
    • em “Tipo do arquivo”, escolher Formato JPEG (*.jpg)
    • clicar no botão “Salvar” (o nome do arquivo deve ficar assim: PES999.jpg).
    • enviar o arquivo pelo site do IX COESA.
  • Obs:
    • Os arquivos JPEG não devem ser redimensionados, pois arquivos redimensionados não são compatíveis com os monitores de apresentação do COESA.
    • Arquivos JPEG gerados em outros aplicativos que não seja o Microsoft PowerPoint para Windows não são compatíveis com os monitores de apresentação do COESA.
    • Arquivos não compatíveis com a tecnologia descrita nas normas do COESA não concorrerão à premiação.
  • Os autores têm até o dia 11/10/2023 para enviar o arquivo JPG.
  • O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo aprovado. Abaixo do título e, com letras menores, devem aparecer os nomes dos autores e a instituição.
  • Não serão avaliados os e-pôsteres que estiverem diferentes do padrão apresentado no modelo (link abaixo) e sem o “código do resumo” no cabeçalho do e-pôster.
  •  Verificar o local destinado à colocação do “código do resumo” no modelo de e-pôster. Exemplo de “código de resumo”: EXT001.
  • O material a ser apresentado durante o Congresso deve ser substancialmente semelhante àquele descrito no resumo. Em particular, o título, autores e conteúdo devem ser idênticos aos dos resumos aprovados. Podem ser incluídas figuras e tabelas.

AVALIAÇÃO PARA PREMIAÇÃO:

  • Será realizada por uma Comissão que levará em conta:
  • A coerência com o tema do evento do IX COESA;
  • A relevância do tema;
  • Metodologia científica utilizada e sua adequação ao trabalho;
  • Clareza e correção da linguagem;
  • Conclusões e aplicabilidade prática;
  • Apresentação visual e/ou apresentação oral.

PREMIAÇÃO:

  • Temas Livres:
    • A premiação será com certificação para os três melhores trabalhos de cada categoria (ensino, extensão, pesquisa e relato de experiência).
  • E-Pôsteres:
    • A premiação será com certificação para os três melhores trabalhos de cada categoria (ensino, extensão, pesquisa e relato de experiência).
  • Mostra de Fotografia de projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Relato de Experiência do IX COESA

ENTREGA DE BRINDES

  • A Comissão Executiva do IX COESA poderá entregar, além das premiações em certificações, brindes para os autores dos melhores trabalhos.